Direitos dos trabalhadores ameaçados por Marina
Presidente da Força Sindical alerta para programa de governo da candidata
O programa de governo da candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, abre a possibilidade de acabar com direitos de trabalhadores e estimular a precarização do mercado de trabalho. É o que alerta o presidente da Força Sindical, Miguel Torres, uma das principais centrais de trabalhadores do Brasil.
O documento pode levar à terceirização de postos de trabalho em todos os níveis, acabando com a possibilidade de usar funcionários terceirizados apenas em situações específicas. Isso mostra mais uma contradição entre o que está escrito no documento e o que promete a ex-petista Marina Silva.
"A Marina vem a público e diz que não vai mexer nos direitos dos trabalhadores, mas quando se olha no programa, ela abre a possibilidade de acabar com os direitos porque permite a tercerização geral, que é um dos maiores problemas dos trabalhadores. Os terceirizados têm benefícios diminuídos”, afirma o presidente da Força Sindical, Miguel Torres. “É uma incoerência dela ou ela não leu o próprio programa", acrescentou.
Atualmente, a legislação não permite a terceirização das atividades-fim das empresas, apenas das atividades-meio. Ou seja, uma fábrica que produz calçados, por exemplo, pode terceirizar os serviços de limpeza e segurança, mas não a própria produção de calçados. O programa de governo de Marina Silva, entretanto, abre brecha para atividades relacionadas ao dia a dia da produção sejam terceirizadas.
“Daqui a pouco vamos ver a ferramentaria, a estamparia, a engenharia, vai poder tudo”, alertou o presidente da Força.
Discurso adaptado
Marina, que militou dentro do PT por mais de duas décadas e tem mais tempo de PT do que a própria presidente Dilma Rousseff, tem adaptado o discurso e as promessas nesta eleição para tentar se eleger ao Palácio do Planalto.
Além disso, o próprio programa de governo da candidata já foi alvo de diversas polêmicas. O documento contém plágios do segundo Plano Nacional de Direitos Humanos, apresentado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
O programa de governo de Marina também possui cópias de artigo de um professor da Universidade de São Paulo, publicado na edição número 89 da Revista da USP, em 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário