Em 19 de abril de 1940 essa data foi escolhida por delegados de quatro países – em assembleia no 1º Congresso Indigenista Interamericano, no México – como o Dia do Índio. De acordo com o site do Museu do Índio, a data seria dedicada ao “estudo do problema do índio atual pelas diversas instituições de ensino”.
Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.
A cultura indígena é parte fundamental no início da colonização do país. No Amazonas a cultura indígena tem forte presença na alimentação, costumes, características físicas e línguas. No Brasil existe cerca de 180 línguas indígenas e, de acordo com o senso de 2010, os índios são quase um milhão de habitantes espalhados por todo o Brasil.
E por isso é bastante estranho, que em pleno século XXI, os índios precisem “invadir” o plenário da Câmara para serem ouvidos – em um protesto contra o retrocesso das leis, que através da PEC 215, entre outras coisas, retira do Executivo e transfere para o Congresso Nacional a prerrogativa de criar e de alterar as terras indígenas – e terem os seus direitos respeitados.
Ou que tenha que ser expulsos com extrema violência do Museu do Índio pois vão demoli-lo para a construção de um local à ordem da FIFA que nada tem a ver com a cultura do Brasil, mas que escolheu a terra tupiniquim pra sediar o maior circo esportivo do mundo, e os índios que se lasquem mais uma vez.
Comemorações e Importância da data
Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os municípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.
Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.
A globalização chegou!! Costumamos dizer que o que vocês chamam de tecnologia nós chamamos de artesanatos. No Polo Industrial de Manaus (PIM) são fabricados a maioria dos componentes eletrônicos que abastecem o Brasil inteiro, basta você procurar uma gaiovata nos seus eletrodomésticos que terá “Produzindo na Zona Franca de Manaus”. E claro, que os índios possuem os seus artesanatos também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário