O candidato da Coligação Muda Brasil à Presidência da República, Aécio Neves, comprometeu-se, nesta terça-feira (09/09), a estabelecer a educação como prioridade absoluta em suas ações de governo. Em visita à Goiânia, capital de Goiás, Aécio afirmou que vai fundar “a nova escola brasileira”, investindo na melhoria das instalações escolares, na qualificação e valorização dos professores e na regionalização dos currículos.
“A nossa proposta visa fundar a nova escola brasileira com apoio àquelas escolas de menor rendimento em todo o Brasil, apoio do governo federal. Nós estamos falando na qualificação cada vez maior dos professores, na regionalização dos currículos, em especial do Ensino Médio, para que eles possam adaptar-se à realidade econômica, social e mesmo cultural de cada uma das regiões brasileiras”, ressaltou.
Ao lado do governador de Goiás e candidato à reeleição, Marconi Perillo (PSDB), Aécio destacou os resultados conquistados pelo Estado no Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb), divulgado na semana passada. Goiás alcançou o primeiro lugar no ranking nacional do Ensino Médio. Em 2011, o Estado ocupava a 5ª colocação.
Boas práticas
O candidato à Presidência da República atribuiu os bons índices às políticas desenvolvidas pelo governo goiano, como o programa Pacto pela Educação, conjunto de medidas que visa a melhoria dos indicadores educacionais. Aécio lembrou ainda que Minas Gerais, estado governado por ele de 2003 a 2010, também figura na primeira posição do Ideb na categoria de Ensino Fundamental, nas primeiras e últimas séries.
“É uma demonstração clara de que a administração que se preocupa com educação consegue elevar, mesmo em espaço de tempo muito curto, os resultados de forma consistente, como conseguiu o Estado de Goiás. Educação será sempre a prioridade absoluta da nossa ação de governo. Mais do que qualquer discurso, a ação efetiva de valorização dos professores, de melhoria de qualidade das escolas, de estímulo a quem trabalha na rede educacional pode trazer resultados extraordinários”, destacou.
Mutirão de Oportunidades
Em entrevista à imprensa, Aécio afirmou que “tudo se transforma a partir da educação”. Partindo dessa premissa, o candidato da Coligação Muda Brasil destacou uma proposta de seu programa de governo, o Mutirão de Oportunidades. O objetivo é resgatar os cerca de 20 milhões de jovens, entre 18 e 29 anos, que não concluíram os ensinos Fundamental ou Médio, e oferecer a eles bolsas de um salário mínimo, para que completem sua formação.
“O trabalho desses jovens vai ser estudar. Da mesma forma que você hoje tem bolsas para alguém fazer um mestrado ou um doutorado, que é muito importante, nós vamos dar uma bolsa para que esses jovens possam ser resgatados. Vamos ampliar o programa Poupança Jovem, que tem também uma versão importante aqui em Goiás. São medidas absolutamente inovadoras. Na educação, o resultado está aí. É o PSDB liderando o Ideb do governo federal em todas as séries do Ensino Fundamental e agora do Ensino Médio”, apontou.
Ato político
Aécio participou de ato político no Parque de Exposições Agropecuárias de Goiânia, onde foi recebido por representantes de partidos aliados e centenas de simpatizantes com bandeiras azuis e amarelas. Ao lado do governador Marconi Perillo e do vice-governador, José Eliton (PP), além de lideranças como os senadores Cyro Miranda e Lucia Vânia, do PSDB, e o candidato ao Senado Vilmar Rocha, do PSD, Aécio posou para fotos e discursou agradecendo o carinho que recebeu dos goianos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário