Manaus - Os moradores do Conjunto Eldorado, no bairro Parque Dez, denunciam o corte de duas árvores, feito na última quarta-feira (16), entre os blocos 09 e 12, próximo à Rua Rio Negro. Alguns classificaram a atitude como ‘vandalismo’.
As árvores eram flanboyants que estavam há anos no local. Segundo os moradores, uma vizinha fez um abaixo assinado, porque as árvores estavam prejudicando a estrutura do prédio onde moram.
“Não assinei, porque não vi prejuízo nenhum. Pelo contrário, tinha sombra e ventilação na minha janela. Agora veio uma equipe, derrubaram as árvores e durante esse vandalismo com a natureza, quebraram o telhado e poste. Espero que venham ajeitar porque é perigoso aqui no conjunto pela noite é escuro e fica pior", disse a recepcionista.
O professor Jorge Davis, 45, que mora há dois anos no bloco 09, disse que as árvores nunca atrapalharam os moradores.
"Eu não sei para os vizinhos, mas para mim nunca atrapalhou. Derrubar essas árvores fica feio e destrói a natureza. Derrubar uma arvore é que nem matar uma pessoa", falou.
No entanto, a vendedora Jane Kelma 53, que mora há 35 anos no Conjunto Eldorado, informou para a equipe do Portal D24am que quando cai temporal, as arvores prejudicavam os moradores.
"Quando chove, caem galhos no telhado e quebra. Acredito também que a raiz esteja prejudicando a estrutura dos prédios. Concordo com o corte, porque pode evitar uma tragédia maior", disse.
Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria do Município de Limpeza Pública (Semulsp), a derrubada das duas árvores foram feitas pelo órgão sob autorização da Secretaria do Município de Meio Ambiente (Semmas).
A Semmas informou, através de nota, que os cortes atenderam uma solicitação feita pelos moradores e foram autorizados após a constatação de que as raízes das árvores da espécie Flaboyant estavam causando danos físicos à estrutura dos prédios situados nos Blocos 09 e 12, do Conjunto Eldorado.
Foram constatados também danos causados pelas raízes ao sistema de esgotamento sanitário e calçadas. “A situação foi atestada em laudo feito por engenheiro civil, em vistoria técnica no local. Além dos danos físicos, existia a proliferação de cupins que estavam invadindo os apartamentos”.
Ainda de acordo com a Semmas o flanboyant é uma espécie exótica de médio a grande porte, muito utilizada na arborização urbana. Porém, por se tratar de uma espécie que possui um sistema radicular agressivo e expandido, precisa ter o plantio feito com critério, preferencialmente em locais abertos e mantendo distância de estruturas físicas de imóveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário