A Prefeitura de Manaus reuniu, nesta quinta-feira, 10, no Parque Municipal do Mindu, no Parque Dez, equipes participantes de um torneio de futebol promovido pela Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), além de órgãos da esfera municipal para a assinatura do protocolo de intenções ‘Atleta Cidadão Comprometido’.
A assinatura ocorreu durante a entrega de equipamentos às equipes da zona Oeste, que estão inscritas na Taça Cidade de Manaus de Futebol de Rua Golzinho 3×3 Sub-13, competição que começou no último sábado, 5, reunindo 32 times de cada zona da cidade, totalizando 128 grupos inscritos.
Além de receberem os equipamentos, os participantes assinaram o compromisso de ajudar na intensificação de ações de combate à exploração de crianças e adolescentes. Também serão intensificadas no torneio ações socioambientais. Além da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), a assinatura do protocolo de intenções envolveu a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), a de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), além da Semjel.
A frente da ação, a primeira-dama do Município e secretária da Semasdh, Goreth Garcia Ribeiro, explicou que a integração entre as secretarias irá proporcionar um fortalecimento do trabalho que já havia começado meses antes da Copa do Mundo. A ideia é aproveitar os eventos nos bairros para estimular nas comunidades uma maior atenção com as questões ligadas às crianças e adolescentes, além de aproveitar os mesmos agentes para a disseminação da consciência ambiental.
“Devemos estar atentos para o combate à exploração sexual e acreditamos que as crianças possam ser multiplicadoras, inclusive melhores que os adultos. Muitas vezes esta criança pode conversar e se tornar o ombro amigo de um colega que não encontra esse apoio em casa, por isso todos devem participar da campanha”, disse a primeira-dama.
A responsável pela divisão de Educação da Semmas, Kelly Souza, explicou que a secretaria já realiza um trabalho prévio nas áreas onde acontecem as competições. Com isso são identificados os problemas ambientais e trabalhadas soluções a curto prazo. “Vamos às comunidades e investigamos quais os principais problemas. Na maioria das vezes, eles estão ligados ao descarte de resíduos nos espaços públicos”, destacou Kelly, ao lembrar que ao final do evento serão plantadas mudas para compensar a emissão de carbono durante a competição.
Seguindo os mesmos moldes utilizados durante os jogos da Copa do Mundo em Manaus, a Semulsp irá disponibilizar nas competições coletores especiais de resíduos sólidos e atuará com uma equipe da Comissão Especial de Divulgação e Orientação da Política de Limpeza Pública (Cedolp) para orientar competidores, torcedores e moradores. “Nossa equipe de conscientização estará nas competições para que os participantes nos ajudem nesse trabalho de implantar uma forte consciência ambiental nos bairros”, disse o subsecretário da Semulsp, José Rebouças.
A competição
Os treinadores e competidores que participaram da cerimônia de assinatura receberam equipamentos para a competição que irá reunir neste final de semana mais 32 times na etapa zona Oeste da Taça Cidade de Manaus de Futebol de Rua Golzinho 3×3 Sub-13. No último final de semana, a primeira etapa do torneio foi realizada entre equipes da zona Norte.
O secretário municipal de esporte, Elvys Damasceno, lembrou que são 128 equipes envolvidas na competição e todos devem participar das ações integradas. “Vamos levar essa parceria não só neste evento, mas para todos da secretaria. Nós vamos pedir aos competidores a contrapartida da conscientização ambiental e a ajuda no combate à exploração de crianças e adolescentes”, disse Damasceno.
Ainda segundo Damasceno, a interação das secretarias é importante para que se consiga colocar em prática todo o planejamento feito em torno da campanha. “Participam da Taça Cidade de Manaus de Futebol de Rua garotos de até 13 anos, moradores de todas as zonas da cidade. É importante conscientizar, educar e ao mesmo tempo prevenir nossas crianças, que estão vulneráveis aos problemas do dia a dia. Estamos abraçando esta causa já pensando no futuro”, declarou Elvys, ressaltando que a Copa dos Bairros, que começa no próximo dia 25, também receberá as ações de conscientização.
De acordo com Paulo Sérgio, presidente da Liga Desportiva do bairro Vila da Prata, que tem duas equipes inscritas na competição, na etapa zona Oeste, o incentivo da Prefeitura de Manaus, por meio da realização de torneios e campanhas de conscientização, ajuda a valorizar o esporte na cidade.
“As crianças vivem um momento magnífico que é fazer parte de um País que está sediando uma Copa do Mundo. Esta parceria da Semjel em desenvolver campeonatos que são voltados para as comunidades está ajudando a tirar nossos jovens das ruas, formar cidadãos de bem. Precisamos educar as crianças para que possam respeitar os pais em casa e alcançar bom rendimento na escola”, destacou Sérgio.
As equipes que irão participar da etapa na zona Oeste e que não puderam comparecer na solenidade de entrega dos kits, têm até as 14h desta sexta-feira, 11, para fazer a retirada dos uniformes na antiga sede da Semjel, que passa por reforma, localizada na Alameda Cosme Ferreira, nº 871, Coroado 2, ao lado do estádio Carlos Zamith, na zona Leste de Manaus
Nenhum comentário:
Postar um comentário