domingo, 13 de julho de 2014

Festa Boi Manaus

Thumb

Quem vai a Manaus no mês de outubro é recebido com uma grande festa. Não a festa habitual com que a cidade, hospitaleira e acolhedora, recebe seus visitantes de qualquer procedência, a negócios ou a passeio. Trata-se do Boi Manaus, evento promovido pela Prefeitura em homenagem ao dia 24 de outubro, o aniversário de Manaus, data em que se comemora sua elevação à categoria de Cidade. 

Cada cantor lidera sua própria tribo, identificada por tururis (a versão manauara dos abadás), vendidos a preços módicos, que garantem o acompanhamento do trio elétrico dentro da área reservada do desfile. As arquibancadas, com capacidade para mais de 40 mil pessoas, estão destinadas àqueles que não adquiriram o tururi, mas têm vontade de brincar. 

A exemplo dos carnavais fora de época, o Boi Manaus solidificou-se como um produto turístico da maior qualidade, que tem despertado a atenção das agências de viagens e operadoras de turismo, começando a atrair até Manaus centenas de visitantes. A musicalidade das toadas envolve a cidade o ano inteiro, mas é nessa época que o Boi-Bumbá assume a condição de música oficial, durante três dias consecutivos, levando ao Centro de Convenções - o Sambódromo - público superior a 150 mil pessoas. 

Diversos cantores e bandas de Boi-Bumbá revezam-se em cima de trios elétricos, especialmente preparados para acompanhar o ritmo forte da batida do dois-pra-lá, dois-pra-cá, comandando uma multidão de brincantes que se movimentam em uma coreografia impressionante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário