quinta-feira, 17 de julho de 2014

Decreto garante transporte coletivo gratuito para Manaus nas eleições

Decreto foi assinado por prefeito de Manaus e presidente do TRE (Foto: Tácio Melo/Semcom)
Decreto foi assinado por prefeito de Manaus e presidente do TRE (Foto: Tácio Melo/Semcom)
 
Um decreto que autoriza a gratuidade do transporte coletivo para as eleições deste ano foi assinado, na sexta-feira (11), pelo prefeito de Manaus, Artur Neto, e a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM), desembargadora Socorro Guedes. De acordo com o documento, o serviço ficará disponível aos eleitores das 4h até a meia-noite do dia 5 de outubro, 1º turno das eleições. Se houver 2º turno, a gratuidade também passará a valer.
Para o prefeito, o decreto pode previnir atos ilícitos. "Sempre houve a gratuidade, mas ela começava horas antes da abertura da votação e era suspensa, logo após o término. Então, estou garantindo das 4h da manhã até a meia-noite, o que dá conforto aos eleitores e evita qualquer tipo de tentativa de captação ilícita de votos por meio do transporte de eleitores", afirmou, por meio de assessoria.
A presidente do TRE, desembargadora Socorro Guedes, informou que a gratuidade do transporte coletivo em dias de eleições já funciona há dez anos. "Essa é a certeza de que o eleitor vai poder sair de sua casa com comodidade e com transporte suficiente para chegar até sua seção eleitoral. Essa é a garantia de que eleitor exercerá seu direito soberano de votar e realizar a mudança natural que sempre ocorre em cada eleição", destacou.
Nas eleições de 2012, de acordo com a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), 1.143 eleitores utilizaram o serviço de transporte público. Este ano, o órgão espera aumento na demanda. Por isso, a saída dos carros nas garagens das empresas deverá ser fiscalizada pela superintendência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário