quarta-feira, 16 de julho de 2014

A cidade de Manaus pertence ao estado do Amazonas, Brasil. America do Sul.




Manaus é uma cidade capital do estado do Amazonas - Brasil e principal centro financeiro da região norte do Brasil. Situa-se na confluência dos rios Negro e Solimões. É a cidade mais populosa da Amazônia, bem conhecida pelo ecoturismo. Manaus pertence a mesorregião do Centro Amazonense e a microrregião de Manaus. É localizada no extremo norte do país, a 1932 quilômetros da capital federal, Brasília.

Fundada em 1669 com o forte de São José do Rio Negro. Foi elevada a vila em 1832 com o nome de Manaus, que significa "mãe dos deuses", em homenagem à nação indígena dos Manaós, sendo legalmente transformada em cidade no dia 24 de outubro de 1848 com o nome de Cidade da Barra do Rio Negro. Somente em 4 de setembro de 1856 voltou a ter seu nome atual.

Ficou conhecida no começo do século XX, na época áurea da borracha. Nessa época foi batizada como Coração da Amazônia e Cidade da Floresta. Atualmente seu principal motor econômico é o Pólo Industrial de Manaus, em grande parte responsável pelo fato de a cidade deter o 7º maior PIB do país, atualmente.

Geografia

Imagem de satélite de Manaus.Maior cidade do Norte do país, Manaus ocupa uma área de 11.401,058 km², tendo uma densidade de 144,4 hab./km². Limita-se com os municípios de Presidente Figueiredo, Careiro, Iranduba, Rio Preto da Eva, Itacoatiara e Novo Airão.


Relevo

Caracterizado por planícies, baixos planaltos e terras firmes, com uma altitude média inferior a 100 metros. As planícies são constituídas por sedimentos recentes da Era Antropozóica; tornam-se bastante visíveis nas proximidades dos rios. Alguns desses sedimentos continuam a ser trazidos pelas correntezas, o que significa que a planície Amazônica ainda está em formação.


Clima em perigo

O clima de Manaus é considerado equatorial (tipo Cwa segundo Köppen), com a diminuição de chuvas no inverno e temperatura média anual de 34,7°C, oscilando entre 14°C e 47°C, tendo uma umidade relativa elevada durante o ano devido as florestas, em torno de 80 a 90%. O mês mais quente, junho, tem temperatura média de 34°C e o mês mais frio, outubro, de 22°C. O desmatamento está provocando o desiquilíbrio da temperatura está se alterando drasticamente em todo o estado.

Devido a proximidade do rio, o calor é um constante do clima local, sendo responsável por evitar dias de frio intenso no inverno ou de calor intenso no verão e tornar a cidade úmida. A umidade tem índices considerados altos durante todo o ano, embora a poluição atinja níveis críticos no inverno, devido ao fenômeno de inversão térmica e pela menor ocorrência de chuvas de maio a setembro.


Tabela climática de Manaus.A precipitação anual média é de 1.376,2 mm e diminuindo, concentrados principalmente no inverno. As estações do ano são relativamente bem definidas: o inverno é ameno e estio, e o verão, moderadamente quente e chuvoso. Geadas ocorrem esporadicamente em regiões mais afastadas do centro, e em invernos rigorosos, em boa parte do município. Também ocorrem freqüentemente em alguns municípios vizinhos.

Apesar do clima que evita maiores variações de temperatura, a altitude de Manaus faz com que nos meses mais quentes, sejam aceitáveis as noites e madrugadas quentes na cidade, sendo que as temperaturas mínimas na cidade raramente são superiores a 25°C em um período de 24 horas. No inverno, porém, o ingresso de fortes massas de ar polar acompanhadas de excessiva nebulosidade às vezes fazem com que as temperaturas permaneçam muito baixas mesmo durante a tarde. Tardes com temperaturas máximas variando entre 26°C e 32°C são comuns até mesmo durante o inverno e no início do verão. Durante o inverno, já houve vários registros de tardes em que a temperatura sequer ultrapassou a marca dos 26°C, como em 27 de junho de 2004.


Vegetação

Área verde na Santa Etelvina, Zona Norte de Manaus.

Parque do Mindu.A vegetação da capital é densa, e tipicamente coberta pela floresta Amazônica. Com uma flora diversificada, abriga vários tipos de plantas, além da vitória-régia, uma espécie aquática ornamental. Existem plantas bem próximas umas das outras, o que torna a vegetação úmida e impenetrável. Há espécies com folhas permanentes, encarregadas de deixar a floresta com um verde intenso o ano todo.

 

Hidrografia

Os rios que passam por Manaus são o Negro e o Solimões, e, ao se encontrarem, formam o grande rio Amazonas, imensamente poluídos por metais pesados, como exemplo mercúrio, tanto peixes como a água está impropria ao consumo devido a corrida pelo petróleo e ouro da região.

O rio Negro nasce no leste da Colômbia, e é o maior afluente do Amazonas e o maior rio de água negra do mundo.

O rio Solimões nasce no Peru e entra no Brasil pelo município de Tabatinga.
O rio Amazonas é o maior rio da Terra, tanto em volume d'água quanto em comprimento (6.992,06 km de extensão). Tem sua origem na nascente do rio Apurímac (alto da parte ocidental da cordilheira dos Andes), no sul do Peru, e deságua no oceano Atlântico, junto ao rio Tocantins.

Áreas Verdes

Apesar de estar situada na Amazônia Legal, Manaus possui poucas áreas verdes. A arborização da cidade vem sendo frequente nos últimos anos. Algumas áreas verdes da cidade:

Parque do Mindu: Localizado na Zona Centro-Sul de Manaus, no bairro Parque 10, o Parque do Mindú é hoje um dos maiores e mais visitados parques municipais do Amazonas. Foi criado em 1989, através de um manifesto popular iniciado pelos moradores do bairro Parque 10 de Novembro.

Parque dos Bilhares: Criado recentemente, em 2005/2006, o Parque dos Bilhares localiza-se na Zona Centro-Sul de Manaus, no bairro da Chapada, na direção bairro-cntro. O parque é uma das atrações turísticas da cidade.

Área verde do Colina do Aleixo: Criado na década de 1980, a área verde do Colina do Aleixo localiza-se na Zona Leste da cidade e é uma das maiores áreas verde urbana. Não é aberto à visitas devido invasões constantes de vandalos sem-terra.

Parque Sumaúma: É um parque estadual localizado na Zona Norte de Manaus, no bairro Cidade Nova. É o menor parque estadual do Amazonas e é aberto à visitações todos os dias, exceto aos domingos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário