quinta-feira, 31 de julho de 2014

Público estimado em 350 pessoas participa da 1ª Pedalada da Inclusão

pedincl2

Ao menos 350 pessoas estiveram reunidas na manhã deste domingo, 6, na primeira edição da Pedalada da Inclusão. O evento, realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), teve o objetivo de chamar a atenção para os Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas), que acontecerão de 23 ao dia 31 de agosto e, segundo os organizadores, irão reunir mais de 2,5 mil pessoas com deficiência.

De acordo com o secretário da Semed, Humberto Michiles, que acompanhou o evento pedalando, a iniciativa tem por objetivo acelerar o processo de inclusão de pessoas com deficiência às atividades promovidas pelo órgão municipal.

“A Pedalada da Inclusão faz parte da programação dos Jaavas e também visa conscientizar a população para a necessidade da inclusão. Pessoas que têm alguma necessidade especial são diferentes, mas não são desiguais. Elas merecem o nosso respeito. Eventos como este são importantes porque contribuem para acelerar esse processo de inclusão na nossa cidade, no nosso País”, defendeu Michiles.

A participação dos grupos de ciclistas foi importante para a realização do evento, que teve como tema ‘Eu acredito! Todos somos capazes’, conforme destacou a coordenadora Shirley Amaral.

“Os grupos de pedaladas nos apoiaram e marcaram presença no evento. Tivemos a presença de mais de seis grupos e cada um deles levou seus respectivos participantes. Contamos, ainda, com o apoio de parceiros, que nos ajudaram com brindes, sorteados durante a atividade”, destacou Shirley.

Os participantes saíram às 8h da Alameda do Samba, no bairro Dom Pedro, passaram pela Avenida Constantino Nery, Rua Dez de Julho, onde fizeram uma parada para hidratação. Na sequência, seguiram para Avenida Sete de Setembro e, ao final, retornaram para a Alameda do Samba. O ciclista Vander Favache aprovou a iniciativa.

“É importante para despertar o lado da solidariedade e de inclusão em todas as pessoas. Não apenas nos deficientes, que não precisam participar para serem apoiados. Eu participo do grupo Pedalando com Você e ficamos sabendo do evento pela rádio e viemos com 150 participantes”, disse.

Jaavas
As inscrições para os Jaavas começaram no dia 2 de junho, mas podem ser feitas até o dia 31 de julho. O procedimento deve ser apenas no site da Semed, pelo link a seguir: (http://semed.manaus.am.gov.br/jaavas-2014/).

A competição é destinada a todas as pessoas com algum tipo de deficiência, sejam de Manaus ou do interior do Estado. Atletismo, basquetebol, voleibol, natação, queimada, futsal, golbol e tênis de mesa estão entre as modalidades disputadas durante os jogos.

A expectativa é de que 2,5 mil pessoas se inscrevam para os Jaavas, que ocorrerão de 23 a 31 de agosto e contam com o apoio de secretarias municipais, empresas privadas, entidades educacionais, esportivas e filantrópicas.

Para aprimorar a orientação espaço-temporal e a coordenação motora e global, vários jogos recreativos adaptados foram criados pela equipe de professores de Educação Física dos Jaavas. De acordo com os responsáveis pela iniciativa, eles contribuem para o processo cognitivo dos alunos com deficiência visual, auditiva, física, intelectual, entre outras.

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Les Artistes apresenta ‘Vestido de Noiva’ de Nelson Rodrigues

vestidodenoiva (2)

O Les Artistes Café Teatro apresenta nesta quarta-feira, 9, a partir das 19h, o espetáculo teatral ‘Vestido de Noiva’, assinado pelo dramaturgo Nelson Rodrigues e considerado um marco do teatro brasileiro.

O espetáculo foi a segunda peça de Nelson Rodrigues e foi encenado pela primeira vez em 1943 com a direção de Zbigniew Ziembiski. Para a época, foi considerado inusitado por trazer uma renovação nunca vista nos palcos brasileiros. A peça apresenta três planos que se intercalam: o plano da alucinação, o plano da realidade e o plano da memória.

Apresentada pela Cia de Ideias, a adaptação, dirigida por João Fernandes e encenada por Adriana Góes, Branco Souza, Jean Linhares, Getúlio Lima e pelo próprio João, mostra um ambiente cheio de mistério e interrogações que contam a história de Alaíde, uma moça da burguesia carioca que relembra os conflitos com a irmã Lúcia, de quem ela roubou o namorado durante uma operação para salvá-la de um atropelamento.

Segundo o diretor, o espetáculo trará algumas inovações principalmente em relação à linguagem. “Vamos explorar mais o texto em forma de linguagem de teatro-dança, em movimentos coreográficos. O objetivo é ocupar os espaços no palco com uma presença mais forte dos personagens”, disse João Fernandes.

O Les Artistes Café Teatro está localizado na Avenida Sete de setembro, 377, Centro. O espetáculo tem entrada gratuita.

terça-feira, 29 de julho de 2014

Blitz apreende 12 táxis irregulares em Manaus


Denúncias de que carros particulares estejam trabalhando como táxis motivou a ação
12 táxis foram apreendidos em uma blitz na manhã desta terça-feira (29), realizada pela SMTU, Secretaria Municipal de Transportes Urbanos, na Zona Sul de Manaus.
As irregularidades foram muitas. Desde a falta de itens de segurança à pastilha de freios gasta. A multa para um carro irregular pode chegar até R$ 3.151,60.
As constantes denúncias de que carros particulares estão realizando serviços de táxi de forma ilegal foi o que motivou a blitz. As denúncias chegam a quatro por dia.    
Fonte:

Parques oferecem programação cultural neste fim de semana

progculfds2

A programação cultural da Prefeitura de Manaus para os meses da Copa do Mundo reserva duas apresentações especiais de peças de teatro infanto-juvenis, neste fim de semana, nos Parques Municipais Ponte dos Bilhares e Nascentes do Mindu.  Nos Bilhares, o espetáculo ‘O Cavaleiro da Armadura de Sol’, dirigido pela amazonense Ana Cláudia Mota, será apresentado sábado, 12, às 18h, na Praça da Fogueira, na segunda etapa, com acesso pela Avenida Constantino Nery. No Parque Nascentes do Mindu, a atração é ‘Encanta: Histórias do Mundo’, no domingo, 13, às 10h.

O espetáculo ‘O cavaleiro da Armadura de Sol’ faz parte do projeto ‘O Cavaleiro Andante Atravessa o Rio para Mais uma Aventura’, contemplado no edital Prêmio Ar Cênico, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). O espetáculo infanto-juvenil conta a história de um cavaleiro, narrada por três atores dentro de uma temática universal que propõe a reflexão sobre os conflitos e desafios a serem vencidos na vida. A duração é de 50 minutos.

No Parque Nascentes do Mindu, situado na Rua Andorinha, s/n°, Cidade de Deus, a peça ‘Encanta: Histórias do Mundo’ será apresentada no domingo, 13, às 10h. Vencedor do edital da Manauscult, o espetáculo é dirigido por Roger Barbosa e conta a história de personagens que viajam pelo mundo e relatam suas experiências nos mais diferentes países, propondo uma interação entre o público e os atores em cena.

A apresentação da peça no Parque Nascentes do Mindu tem um sentido ainda mais especial para a Companhia Art Cena Produções. “Nossa companhia tem a preocupação de enfocar as temáticas ambientais e de inclusão social nos trabalhos que realiza e apresentar a peça numa reserva de proteção ambiental será uma oportunidade e tanto”, afirmou a atriz Ariane Feitoza, que integra o elenco.

Desde o ano passado, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e da Manauscult, vem intensificando a realização de apresentações culturais nas unidades de conservação e parques urbanos, como forma de atrair a atenção e o interesse da população por esses espaços. Já foram realizadas apresentações de espetáculos de teatro, música e dança nos parques municipais do Mindu, Nascentes do Mindu e na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, além dos parques urbanos Pontes dos Bilhares e Lagoa do Japiim.

Foto: Companhia Artcena/Divulgação
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas): 92 3236-9423 / 8842-1243

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Servente de pedreiro é assassinado na Zona Leste de Manaus


Ele tinha histórico com drogas e estava embriagado no momento do crime
O servente de pedreiro, Anderson Carneiro Torres, 27 anos, foi assassinado na noite de domingo (27), na Zona Leste de Manaus.
Segundo o padrasto da vítima, Anderson estava próximo à sua residência, quando um homem se aproximou a pé e efetuou quatro disparos. A vítima tinha histórico com drogas e aparentava embriaguez. “Ele levou dois tiros nas pernas e caiu no chão. Em seguida, o homem atirou outras duas vezes”, disse.  
A polícia informou que ele chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos. O corpo foi encaminhado para o IML de Manaus. Ninguém foi preso.
Fonte:

http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2014/07/servente-de-pedreiro-morre-apos-ser-baleado-em-rua-de-manaus.html

Bolsa Universidade completa cinco anos e já beneficia mais de 60 mil estudantes

bolsunivcan (2)

O Programa Bolsa Universidade (PBU), da Prefeitura de Manaus, completa cinco anos de atuação, neste mês, contabilizando mais de 60 mil estudantes beneficiados. Criado pela Lei Municipal nº 1.357, o Programa oferece bolsas integrais e parciais (de 75% ou 50%) em 14 instituições de ensino superior, parceiras do projeto.

O Programa é executado pela Escola de Serviço Público Municipal (Espi), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad). Em comemoração ao aniversário do Programa, a Espi promoverá um evento no próximo dia 15, às 10h, no Auditório Paulo César Quitanilha Filho, na sede da Instituição, na avenida Nilton Lins, Bloco D da Universidade Nilton Lins, Parque das Laranjeiras. A programação inclui entrega de certificados de reconhecimento às instituições parceiras.

Somente neste ano, o Programa Bolsa Universidade já contemplou número superior a 6,6 mil estudantes. Atualmente, são instituições parceiras do projeto: Faculdade Boas Novas, Ciesa, Nilton Lins, Literatus, Martha Falcão, Fucapi, IAES, La Salle, Esbam, Dom Bosco, Fametro, Uninorte, Materdei, Maurício de Nassau.

A garantia de acesso à faculdade pelas pessoas de baixa renda é o principal objetivo do Programa que, como contrapartida, prevê a participação dos estudantes beneficiados em atividades e projetos desenvolvidos pelos órgãos do município, proporcionando experiências práticas e acadêmicas.

A diretora-geral da Espi, Luiza Bessa Rebelo, diz que o sucesso do PBU é reconhecido pelo número de bolsistas que beneficia, desde a sua criação. Em cinco anos, foram mais de 320 mil inscritos com 61.583 contemplados. Do público que se inscreve, cerca de 65% são mulheres e 35% são homens.

Aperfeiçoamento
Com o passar dos anos, ressalta a diretora, o Bolsa Universidade aperfeiçoou ainda mais os seus processos. Segundo ela, pelo novo formato, o Programa passou a priorizar vagas para os cursos de maior demanda. Também houve crescimento no número de vagas. “Para 2014, ampliamos a oferta de bolsas integrais em 268%, em comparação ao ano passado, e houve um incremento de 450% no quantitativo de bolsas parciais de 75%”, detalha.

No processo seletivo do Programa, de acordo com ela, a adoção do sistema on-line provocou mudanças significativas, uma vez que permite desde o gerenciamento das inscrições até o cruzamento de dados, as matrículas dos candidatos nas instituições de ensino superior e até a apuração de denúncias. “Antes, todos os candidatos entregavam os documentos no ato da inscrição. Hoje, a seleção é realizada toda pela internet, e apenas os candidatos classificados precisam apresentar documentos”, frisa a diretora geral.

O sistema virtual permitiu comodidade não apenas aos candidatos, mas também para os servidores que lidam com o recebimento da documentação. “O processo atual demanda menor quantidade de servidores e permite um resultado de classificação mais ágil e com otimização de recursos”, afirma.

Outro ganho com o sistema virtual é a garantia de que o benefício será concedido a pessoas que realmente têm necessidade do auxílio da prefeitura para cursar a graduação. “A fiscalização e o controle da concessão de bolsas são partes essenciais do processo, assegurando a permanência, o reenquadramento necessário e o desligamento em caso de irregularidades”, ressalta o diretor executivo de Educação e Tecnologia da Informação da Espi e coordenador do Programa Bolsa Universidade, Daniel Rocha Filho.

Diferencial
O Bolsa Universidade tem um diferencial em comparação aos outros programas de incentivo ao ensino superior. Os candidatos contemplados com as bolsas não precisam devolver o valor investido no curso, após a formatura. Mas devem dar a contrapartida ao município, atuando em projetos da Prefeitura de Manaus e órgãos municipais, na área educacional, social, cultural e socioambiental, dentre outras. “Dessa forma, o bolsista tem também uma oportunidade para pôr em prática o conhecimento teórico adquirido em sala de aula, o que contribui para uma formação completa”, explica a diretora do Departamento de Ações Socioeducacionais da Espi, Daswanny Reis.

Apenas este ano, mais de três mil bolsistas já atuaram em projetos de contrapartida, que procuram envolver os beneficiários de acordo com sua área de formação e garantindo o aproveitamento das atividades como horas complementares na IES. “Estou cursando Jornalismo e este ano trabalhei no Centro Aberto de Mídias de Manaus, espaço que recebeu os jornalistas que vieram a Manaus para a cobertura dos jogos da Copa do Mundo. Foi um grande aprendizado”, conta Edivan Farias, beneficiário do Programa.

Depoimentos
Formanda do curso de Pedagogia, em 2013, Sandra Grace reconhece que foi graças ao Bolsa Universidade que pôde cursar uma faculdade. “Consegui me formar e, atualmente, sou uma das contempladas no Programa Bolsa Idiomas (outro benefício concedido pela Prefeitura de Manaus). Só tenho a agradecer à prefeitura pelo apoio e incentivo em formar cidadãos capacitados para o mercado de trabalho”, declara.

Para a beneficiária Rosangela Martins, que se formou em Tecnologia de Petróleo e Gás em 2013, a bolsa integral foi essencial para sua formação. “Sou muito grata ao Programa por esta conquista. Consegui concluir o curso e me destacar com as melhores notas. Recebi honra ao mérito”, comemora.

domingo, 27 de julho de 2014

Prefeitura vacina mais de oito mil animais contra a raiva na zona Rural


vacraivazr (2)

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vacinou 8.074 animais durante a Campanha de Vacinação Antirrábica na zona Rural, iniciada no mês de maio. O número de animais vacinados este ano superou o do ano passado, quando foram aplicadas 7.937 doses, sendo 6.398 em cães e 1.539 em gatos.

A campanha foi coordenada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e atingiu este ano um total de 6.477 cães e 1.597 gatos. O chefe do Núcleo de Controle da Raiva Animal do CCZ, José Horácio Pereira, informa que a campanha atendeu inicialmente as comunidades localizadas na área rural terrestre, o que compreende as localizadas ao longo da BR-174, até o limite do município de Presidente Figueiredo, e AM -010, até o limite do município de Rio Preto da Eva, abrangendo ramais e vicinais.

O trabalho na zona rural terrestre foi executado por duas equipes de vacinadores, que visitaram cada casa para a aplicação da vacina. A novidade este ano é que as equipes também atuaram aos sábados e não somente de segunda a sexta-feira, já que muitos proprietários de sítios e fazendas estão no local apenas nos finais de semana.

Depois de concluir a vacinação na área rural terrestre, o CCZ iniciou a campanha nas comunidades da área rural fluvial de Manaus, localizadas ao longo dos rios Negro e Amazonas. O trabalho foi realizado em parceria com o Distrito de Saúde Rural, com o apoio da Unidade Móvel Fluvial (Barco Catuiara), que realiza viagens periódicas até as comunidades do rio Amazonas e do rio Negro, com uma equipe de profissionais formada por médicos, odontólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, bioquímicos e assistentes sociais.

A vacina antirrábica pode ser aplicada em animais com mais de três meses de vida e que estejam em boas condições de saúde. “A vacina antirrábica para cães e gatos também é disponibilizada de forma rotineira na sede do CCZ, no bairro da Compensa”, lembra José Horácio.

Na área urbana de Manaus, o CCZ vai iniciar a campanha antirrábica para animais no mês de setembro, com a previsão de atingir mais de 200 mil animais.

Serviço
Centro de Controle de Zoonoses
Contato: 3216-8153/3625-2655 (Denúncia)
Setor de Remoção e Captura
Contato: 3625-2655
O serviço de vacinação de cães e gatos está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede do próprio CCZ (av. Brasil s/n, Compensa 1, próximo à feira coberta e à sede da Semulsp).

sábado, 26 de julho de 2014

Prourbis entrega residenciais em agosto

prourbisago2

Mais de cem famílias do bairro Jorge Teixeira – 3ª Etapa estão prestes a ter suas vidas mudadas com a entrega de dois residenciais populares pela Prefeitura de Manaus,  por meio do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus (Prourbis), em agosto.

Ao todo, serão 116 unidades novas unidades entregues, sendo 88 na Área Habitacional 1 (AH1), e 28 na Área Habitacional 2 (AH2), ambas construídas na avenida Hilário Gurjão, principal via do bairro.

A AH2 é a unidade com as obras mais avançadas. “O habitacional está praticamente pronto. Só estamos fechando as obras de acabamento, passeio, limpeza. Além disso, já nos reunimos com a Manaus luz e Eletrobras Amazonas Energia para tratar da iluminação pública do residencial”, disse o coordenador geral do Prourbis, Claudemir Andrade.

Das 28 unidades, 14 serão mistas, para atender as necessidades dos moradores do bairro que atuam na área de comércio. Cada unidade possui 50 metros quadrados e é composta de sala de estar, dois quartos, uma copa/cozinha, um banheiro e área de serviço. Além disso, o diferencial é um salão na parte frontal da casa, com 17 metros quadrados, destinado ao comércio ou negócio do morador. A estrutura é em tijolo estrutural cerâmico e laje. O conjunto terá, ainda, urbanização e estacionamento externo.

Já a AH1, a maior do programa, já está com os apartamentos 90% prontos, restando apenas acabamento e limpeza nas unidades. Na parte de infraestrutura externa do residencial estão sendo realizadas obras de drenagem e esgoto para que em seguida sejam realizadas as obras de urbanização do conjunto, que incluem a construção de uma via pública.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Protocolo firmado entre equipes de torneio e secretarias vai reforçar o combate à exploração de crianças e adolescentes


forcombexp2

A Prefeitura de Manaus reuniu, nesta quinta-feira, 10, no Parque Municipal do Mindu, no Parque Dez, equipes participantes de um torneio de futebol promovido pela Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), além de órgãos da esfera municipal para a assinatura do protocolo de intenções ‘Atleta Cidadão Comprometido’.

A assinatura ocorreu durante a entrega de equipamentos às equipes da zona Oeste, que estão inscritas na Taça Cidade de Manaus de Futebol de Rua Golzinho 3×3 Sub-13, competição que começou no último sábado, 5, reunindo 32 times de cada zona da cidade, totalizando 128 grupos inscritos.

Além de receberem os equipamentos, os participantes assinaram o compromisso de ajudar na intensificação de ações de combate à exploração de crianças e adolescentes. Também serão intensificadas no torneio ações socioambientais. Além da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), a assinatura do protocolo de intenções envolveu a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), a de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), além da Semjel.

A frente da ação, a primeira-dama do Município e secretária da Semasdh, Goreth Garcia Ribeiro, explicou que a integração entre as secretarias irá proporcionar um fortalecimento do trabalho que já havia começado meses antes da Copa do Mundo. A ideia é aproveitar os eventos nos bairros para estimular nas comunidades uma maior atenção com as questões ligadas às crianças e adolescentes, além de aproveitar os mesmos agentes para a disseminação da consciência ambiental.

“Devemos estar atentos para o combate à exploração sexual e acreditamos que as crianças possam ser multiplicadoras, inclusive melhores que os adultos. Muitas vezes esta criança pode conversar e se tornar o ombro amigo de um colega que não encontra esse apoio em casa, por isso todos devem participar da campanha”, disse a primeira-dama.

A responsável pela divisão de Educação da Semmas, Kelly Souza, explicou que a secretaria já realiza um trabalho prévio nas áreas onde acontecem as competições. Com isso são identificados os problemas ambientais e trabalhadas soluções a curto prazo. “Vamos às comunidades e investigamos quais os principais problemas. Na maioria das vezes, eles estão ligados ao descarte de resíduos nos espaços públicos”, destacou Kelly, ao lembrar que ao final do evento serão plantadas mudas para compensar a emissão de carbono durante a competição.

Seguindo os mesmos moldes utilizados durante os jogos da Copa do Mundo em Manaus, a Semulsp irá disponibilizar nas competições coletores especiais de resíduos sólidos e atuará com uma equipe da Comissão Especial de Divulgação e Orientação da Política de Limpeza Pública (Cedolp) para orientar competidores, torcedores e moradores. “Nossa equipe de conscientização estará nas competições para que os participantes nos ajudem nesse trabalho de implantar uma forte consciência ambiental nos bairros”, disse o subsecretário da Semulsp, José Rebouças.

A competição
Os treinadores e competidores que participaram da cerimônia de assinatura receberam equipamentos para a competição que irá reunir neste final de semana mais 32 times na etapa zona Oeste da Taça Cidade de Manaus de Futebol de Rua Golzinho 3×3 Sub-13. No último final de semana, a primeira etapa do torneio foi realizada entre equipes da zona Norte.

O secretário municipal de esporte, Elvys Damasceno, lembrou que são 128 equipes envolvidas na competição e todos devem participar das ações integradas. “Vamos levar essa parceria não só neste evento, mas para todos da secretaria. Nós vamos pedir aos competidores a contrapartida da conscientização ambiental e a ajuda no combate à exploração de crianças e adolescentes”, disse Damasceno.

Ainda segundo Damasceno, a interação das secretarias é importante para que se consiga colocar em prática todo o planejamento feito em torno da campanha. “Participam da Taça Cidade de Manaus de Futebol de Rua garotos de até 13 anos, moradores de todas as zonas da cidade. É importante conscientizar, educar e ao mesmo tempo prevenir nossas crianças, que estão vulneráveis aos problemas do dia a dia. Estamos abraçando esta causa já pensando no futuro”, declarou Elvys, ressaltando que a Copa dos Bairros, que começa no próximo dia 25, também receberá as ações de conscientização.

De acordo com Paulo Sérgio, presidente da Liga Desportiva do bairro Vila da Prata, que tem duas equipes inscritas na competição, na etapa zona Oeste, o incentivo da Prefeitura de Manaus, por meio da realização de torneios e campanhas de conscientização, ajuda a valorizar o esporte na cidade.

“As crianças vivem um momento magnífico que é fazer parte de um País que está sediando uma Copa do Mundo. Esta parceria da Semjel em desenvolver campeonatos que são voltados para as comunidades está ajudando a tirar nossos jovens das ruas, formar cidadãos de bem. Precisamos educar as crianças para que possam respeitar os pais em casa e alcançar bom rendimento na escola”, destacou Sérgio.

As equipes que irão participar da etapa na zona Oeste e que não puderam comparecer na solenidade de entrega dos kits, têm até as 14h desta sexta-feira, 11, para fazer a retirada dos uniformes na antiga sede da Semjel, que passa por reforma, localizada na Alameda Cosme Ferreira, nº 871, Coroado 2, ao lado do estádio Carlos Zamith, na zona Leste de Manaus

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Prefeito acompanha fase final de demolição da plataforma do Proama


demoplatproama21 (2)

O prefeito Arthur Virgílio Neto acompanhou, nesta quinta-feira, 10, a fase final da demolição da plataforma de captação do Programa Águas para Manaus (Proama), na zona Leste. Toda obra de recuperação da estrutura atingida por uma balsa, no último dia 24 de junho, deve ficar pronta até o final deste mês de julho.

A previsão é de que nesta sexta-feira, 11, o serviço de demolição seja concluído, deixando aberto um vão de 40 metros, onde serão instaladas as vigas metálicas que sustentarão os tubos de captação de água. O guindaste que ajudará no deslocamento das peças já está no local do acidente, transportado por uma balsa que suporta até 2.100 toneladas.

“Esse guindaste precisava de seguro para trabalhar, então, o governador José Melo e eu assinamos um termo de responsabilidade que equivale ao seguro, caso contrário, demoraria mais 15 ou 30 dias para que o equipamento pudesse trabalhar, o que atrasaria nosso cronograma. Estamos fazendo tudo o que é possível para reparar os estragos o mais rápido possível para que volte a jorrar água 24 horas por dia do Proama”, afirmou Arthur Neto.

O prefeito também esteve na metalúrgica que está confeccionando as vigas metálicas, que até a próxima semana devem começar a ser instaladas, solucionando assim o problema de falta de água que ainda atinge a 50 mil pessoas na zona Leste. Nesta quinta-feira, ele conheceu o projeto de interligação das peças, a última fase antes da instalação.

“É a menor parte, mas muito complicada, porque não pode haver ajuste ou desajuste de nenhum centímetro. Tudo precisa estar perfeito e o trabalho precisa estar em sintonia, com a empresa responsável pela reconstrução do Proama entrosada com a metalúrgica”, explicou o prefeito.

Das oito peças metálicas que serão utilizadas no serviço, quatro com 12 metros de comprimento já estão prontas, além de uma com 16 metros. As peças serão interligadas, formando duas chapas de 40 metros de comprimento, cada, que servirão de berço para os tubos de captação do Proama. Os reparos definitivos acontecerão paralelamente à solução provisória que está em execução, sem que o fornecimento tenha que ser novamente interrompido.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

FDT vai abrir inscrições para curso de Cuidador de Idoso

cursocuidaidoso2

Abriram segunda-feira, 14, as inscrições para o curso de ‘Cuidador de Idoso’. Esta será a quinta turma da atividade, que é realizada pela Fundação Doutor Thomas (FDT) em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal (Espi). As inscrições encerram-se no dia 31 de julho e o curso começa no dia 18 de agosto, disponibilizando 150 vagas.

O curso é gratuito, mas é necessário pagar a taxa de inscrição de R$ 30. No ano passado, três turmas foram formadas e cerca de 300 profissionais capacitados. Esta será a segunda turma de 2014.

A diretora-presidente da FDT, Martha Cruz, lembrou que antes o curso era de 130 horas, mas passou este ano para 300 horas. A mudança, segundo ela, surgiu da preocupação de melhorar a qualidade das aulas ministradas. “O curso de cuidador de idoso tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil e, com o aumento da população da terceira idade, são profissionais cada vez mais requisitados. No entanto, para exercer esta função é preciso se profissionalizar’’.

A justificativa é reforçada pela gerente em exercício do Núcleo de Ensino e Pesquisa sobre Envelhecimento em Manaus (Nepem), Maria da Luz Abreu. “Segundo o Ministério da Saúde, há, hoje, aproximadamente, 3,8 milhões de idosos com algum grau de dependência no país. Logo, tanto nos hospitais, quanto em clínicas e, até mesmo, nos domicílios as pessoas buscam por profissionais que tenham o curso, ou seja, que sejam qualificados’’.

O objetivo do curso é formar profissionais que vão atuar no trato diário do idoso, promovendo a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar da pessoa assistida. Para se inscrever, é necessário ter mais de 18 anos e ensino médio completo.

A entrega dos documentos deve ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e de 13h às 17h, na recepção da FDT, localizada na Rua Doutor Thomas, Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul de Manaus. São exigidos: RG, CPF, comprovante de conclusão de Ensino Médio, comprovante de residência, todos originais e cópia, além de taxa de inscrição de R$ 30.

A abertura do curso será dia 18 de agosto, no auditório do Parque Municipal do Idoso (PMI), no período da manhã. A partir do dia 19 as aulas serão ministradas no auditório da Escola de Serviço Público Municipal, localizada na Avenida Professor Nilton Lins, nº 3239, bloco D, na Universidade Nilton Lins.

As aulas serão realizadas por profissionais da FDT e Unati. Como parte do conteúdo programático estão lições de primeiros-socorros, nutrição, higiene pessoal, prevenção de quedas e acidentes domésticos, acompanhamentos a visitas médicas, enfermagem, cidadania e demais atividades que compõem o universo do idoso.

Após receberem os certificados, os contatos dos alunos serão incluídos no site do Cuidador ( www.cuidaidoso.com.br), no qual familiares das pessoas idosas podem ver o perfil do profissional que melhor se encaixa para o idoso.

terça-feira, 22 de julho de 2014

Manaustrans remove carros abandonados por donos de oficinas

reccarrosaban2

Três veículos foram removidos na manhã desta sexta-feira, 11, na avenida Tenente Roxana Bonessi, bairro Terra Nova 2, zona Norte, por agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), durante a operação Sucata.  A ação foi realizada em áreas de oficinas mecânicas que usam as calçadas e vias públicas para realizar conserto de carros.

A presença da fiscalização da Prefeitura de Manaus alertou donos de outras oficinas do bairro. Vinte veículos que estavam na frente desses estabelecimentos foram retirados às pressas, pelos responsáveis.

“Constatamos que 29 carros estavam em situação de abandono nesta área da zona Norte. Antes da operação, avisamos sobre a remoção. Vamos voltar na próxima semana para verificar a situação”, alertou o gerente de Fiscalização Daniel Carvalho.

O Manaustrans está percorrendo outros bairros da cidade para verificar a irregularidade praticada por oficinas mecânicas e mapear veículos abandonados que atrapalham a fluidez do trânsito ou que impedem a passagem de pedestres.  A multa para quem abandona veículos nas vias varia de R$ 85 a R$ 127.

Para informar sobre carros abandonados nas ruas ou oficinas que realizam conserto de veículos em ruas e calçadas, o cidadão pode ligar para o telefone 0800-092-1188.

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Catadores do projeto Coleta Seletiva Solidária recolheram mais de 11 mil toneladas de resíduos

colselfff2

Em um mês, catadores do projeto Coleta Seletiva Solidária recolheram 11.858,414 kg de resíduos na FIFA Fan Fest™, realizada no Complexo Turístico Ponta Negra, e no entorno da Arena da Amazônia. São resíduos recicláveis e reutilizáveis.

O projeto de coleta faz parte de um convênio do Governo Federal com a Prefeitura de Manaus, envolvendo 44 catadores, representantes de 15 associações que já atuavam na coleta seletiva de Manaus. A iniciativa faz parte da Agenda de Sustentabilidade da Copa 2014 do Governo Federal e tem como proposta promover a separação correta para a reciclagem de resíduos, bem como buscar sensibilizar e orientar a população sobre a importância da distribuição de responsabilidades entre o poder público, os geradores, consumidores e a valorização do trabalho dos catadores de resíduos recicláveis.

Os trabalhadores receberam apoio técnico e operacional da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), o que inclui equipamentos de segurança, alimentação, transporte e remuneração de acordo com o convênio.

Os serviços prestados pelas cooperativas de catadores compreendem a coleta, segregação e armazenagem (provisória nos containers disponibilizados exclusivamente para esse fim).

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp): 92 3216-8014 / 8844-5272

domingo, 20 de julho de 2014

Complexo Viário 28 de Março está 90% concluído

compviad2

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, fiscalizou, nesta sexta-feira, 11, a obra do Complexo Viário 28 de Março, na avenida Santos Dumont, zona Oeste da cidade. Com 90% dos serviços concluídos, a obra desafogará o trânsito na região sem a necessidade do uso de semáforos.

Serão três alças de acesso que facilitarão a entrada e saída do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e também ajudarão o condutor que quiser retornar para a avenida Torquato Tapajós, no sentido bairro-Centro. O complexo viário também facilitará o acesso à zona Norte da cidade, com duas faixas, em ambos os sentidos, de cada alça.

“Essa é uma obra que é funcional, não foi feita para desafogar em um trecho e afogar mais adiante, uma obra feita para enfrentar, realmente, a grande quantidade de carros que entram em circulação na cidade. Nosso gargalo é na parte da obra que fica logo depois da passagem de nível, onde ainda há muita terra a ser trabalhada. Mesmo já estando no verão, a chuva ainda tem nos atrapalhado, mas estamos trabalhando a todo vapor e falta pouquinho para que esse presente seja entregue à população”, afirmou o prefeito.

Concluída toda a movimentação de terra, o Complexo Viário 28 de Março começará a receber a pavimentação e o acabamento, que envolve jardinagem, meio-fio e sarjeta. De acordo com a prefeitura, outras obras para melhorar o trânsito em Manaus estão com conclusões previstas para os próximos meses.

“Temos o pacote de obras em mais de 20 bairros das zonas Norte e Leste da cidade, que terão sua malha viária recuperada, acelerado com frentes de obras trabalhando diuturnamente a partir da próxima semana. Além disso, construiremos mais baias e retornos, em parceria com o Manaustrans (Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito), e ainda, entregaremos no mês de setembro a ponte Ilhas Gregas, que liga a Ponta Negra ao Alphaville, bem como a ponte do Augusto Montenegro e a ponte Thereza D’Ávila, no bairro Santa Etelvina”, concluiu o secretário municipal de Infraestrutura (Seminf), Luiz Borges.

sábado, 19 de julho de 2014

Caravana da Saúde começa nesta segunda-feira nas escolas municipais

carretamul2

Com a proposta de levar atendimento médico aos servidores da educação em seus próprios locais de trabalho, a Prefeitura de Manaus inicia, nesta segunda-feira, 14, a Caravana da Saúde. A ação será realizada por meio do Serviço de Assistência à Saúde do Servidor Público do Município de Manaus (Manausmed) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e segue até o dia 13 de agosto.

Por meio da caravana, serão disponibilizados, além de atendimento oftalmológico, exames oferecidos pela Carreta Mulher, da Secretária Municipal de Saúde (Semsa). Os atendimentos acontecerão em escolas definidas pelas Divisões Distritais Zonais (DDZs). A caravana permanecerá dois dias em cada escola (ver calendário abaixo).

A cerimônia de abertura da Caravana da Saúde acontecerá às 8h desta segunda-feira, 14, na Escola Municipal Engenheiro João Braga, localizada na rua A, no bairro Cidade Nova, zona Norte.

De acordo com a gerente da Gerência de Desenvolvimento do Servidor (GDS), Lucia Regina de Almeida, cerca de cem atendimentos oftalmológicos devem ser realizados por dia. A ação, segundo ela, partiu do secretário municipal de educação, Humberto Michiles, diante da necessidade do servidor realizar exames preventivos.

“O secretário viu a necessidade que o servidor tem para a realização de exames preventivos. Ele teve essa atitude, nos chamou, conversou com o responsável pela Manausmed, que entrou com os profissionais para realizarem os atendimentos. Serão proporcionados exames básicos preventivos voltados às patologias oftalmológicas, principalmente para os professores distantes da sede, que dificilmente têm tempo de ir ao médico. Ao invés de ir ao médico, o médico vai até o servidor”, destacou.

O diretor executivo da Manausmed, Roberto Valiante, destacou a importância do primeiro passo para cuidar da saúde. “A ação é um primeiro passo para que façamos o mais importante, que é medicina preventiva. Levar atendimento ao servidor é uma forma de conscientizá-lo sobre a importância do tratamento prévio, do diagnostico preventivo”, informou.

Cronograma da Caravana da Saúde
DDZ 3 – dias 14 e 15 de Julho, na Escola Municipal Engenheiro João Braga, localizada na rua A, bairro Cidade Nova;
DDZ 4 – dias 17 e 18 de Julho, na Escola Municipal Sulamita Pereira Gonçalves, localizada na avenida Timbiras, Cidade Nova 2;
DDZ 6 – dias 22 e 23de Julho, na Escola Municipal Hiran Caminha, localizada na avenida Autaz Mirim, no bairro Jorge Teixeira;
DDZ 5 – dias 29 e 30 de Julho, na Escola Municipal  Maria do Carmo Rebelo, localizada na rua J, etapa B, bairro São José 2;
DDZ 7 – dias 24 e 25 de Julho, na sede da Semed;
DDZ 1 – dias 5 e 6 de Agosto, na Escola Municipal Ana Mota Braga, localizada na rua Rio amazonas, bairro Petrópolis;
DDZ 2 – dias 11, 12 e 13 de Agosto, na Escola Municipal Abílio Nery/Clube Municipal, localizada na avenida Torquato Tapajós, bairro Flores.

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Tubos de captação do Proama são retirados para a instalação de vigas metálicas

tubproama2

Nesta sexta-feira, 11, a recuperação da plataforma do Programa Águas para Manaus (Proama), na zona Leste, concluiu uma fase importante da obra com a retirada dos tubos de captação de água. O prefeito Arthur Virgílio Neto esteve no local e disse que já na próxima semana as vigas metálicas devem começar a ser instaladas.

Os tubos possuem 1,80 metros de diâmetro e passaram por vistoria, na qual foi constatado que precisarão receber reparos, uma vez que o impacto causado pela balsa nos pilares de sustentação da estrutura causou danos em trechos isolados dos tubos.

De acordo com o prefeito, ao mesmo tempo em que as vigas metálicas serão instaladas na plataforma, os tubos de captação serão cortados para que recebam peças intactas. Depois de soldados, eles estarão prontos para serem recolocados, restabelecendo assim o funcionamento do Proama.

“O fato é que estamos aqui trabalhando com muito cuidado e atenção. São duas frentes, uma na metalúrgica que está construindo as vigas metálicas e outra aqui nos serviços de demolição. Depois passamos para a instalação das chapas de metal com 40 metros de comprimento, para depois fazermos a religação dos tubos de captação. Aí sim, estaremos prontos para reativar o sistema de abastecimento de água”, explicou o prefeito.

Artur Neto também esteve na metalúrgica Carboquímica, no Distrito Industrial, para cobrar celeridade no trabalho com as vigas metálicas, que já estão prontas, mas recebendo, agora, o reforço estrutural com a instalação de nervuras de enrijecimento.

Passada essa fase, as vigas metálicas serão soldadas e depois pintadas. A expectativa é que na próxima semana as peças sejam transportadas para a obra do Proama.