MANAUS – Você já pensou em comer pão sabor açaí, cupuaçu e tucumã? Pois em breve este produto estará disponível no mercado. A empresa amazonense ‘Sabores de Tradição‘ em breve comercializará pães com sabores regionais na capital amazonense. “O projeto ainda vai começar, mas já fizemos as seleções de matérias-primas e tecnologias para iniciar a produção em julho”, revela o empresário Jorge Carlos Seco Neves, proprietário da empresa.
Segundo Jorge Carlos, o projeto está na fase de seleção dos produtos utilizados na panificação. Em seguida, serão realizadas análises laboratoriais e os testes de aceitabilidade. Os pães serão produzidos com polpas de frutas amazônicas liofilizadas [que permite à água congelada no material passar diretamente da fase sólida para a fase gasosa]. “Procuramos os principais fornecedores do país para realizar pesquisas que pudessem agregar valor aos alimentos. Nosso objetivo é fazer um subproduto em que as pessoas pudessem ter um alimento prático e que mantivesse as características do fruto”, pontuou.
Amazônia de A-Z: Frutas da Amazônia
O tucumã (Astrocaryum aculeatum), o cupuaçu (Theobroma grandiflorum), açaí (Euterpe oleracea) são frutos típicos da região amazônica. O valor nutricional que eles possuem e o sabor inigualável têm despertado o interesse de pesquisadores e, consequentemente, estudos científicos de diversas áreas do conhecimento têm sido desenvolvidos.
A empresa de Jorge Carlos teve o projeto ‘Pães inovadores com insumos amazônicos e funcionais’ contemplado no Programa de Subvenção Econômica à Inovação Tecnológica em Micro e Pequenas Empresas no Estado do Amazonas. Para este Edital, foram disponibilizados cerca de R$ 13,5 milhões, oriundos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e da Agência Brasileira de Inovação (Finep).
Com uma experiência de 30 anos no ramo de panificação, Jorge Carlos conta que iniciou o negócio com venda de produtos na feira da Eduardo Ribeiro, aos domingos. “Comecei vendendo produtos de panificação portuguesa. Contudo, percebi que muitos turistas queriam algo regional e que pudessem levar de lembrança da viagem os sabores locais”, destacou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário