domingo, 11 de maio de 2014

Árvore centenária é incendiada na Reserva Adolpho Ducke, em Manaus

MANAUS – Uma árvore angelim foi incendiada na Reserva Florestal Adolpho Ducke neste sábado (3), em Manaus. Moradores vizinhos identificaram a fumaça e avisaram os seguranças do local, que prontamente acionaram o Batalhão Ambiental. A árvore era centenária e media cerca de 50 metros de altura.
Árvore incendiada na Reserva Adolpho Ducke. Foto: Divulgação/Batalhão Ambiental
Árvore incendiada na Reserva Adolpho Ducke. Foto: Divulgação/Batalhão Ambiental
De acordo com o cabo do Batalhão Ambiental, Augusto Crispim, as chamas se espalharam rapidamente pelo meio do tronco da árvore. O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter o fogo no local. Ainda não foi possível avaliar o prejuízo causado à planta e nem confirmar a causa do incêndio, mas a suspeita é de que o ato tenha sido criminoso.
Angelim
A árvore angelim mede até 60 metros de altura e possui fuste cilíndrico e grande diâmetro (mais de 2 metros). A casca da árvore é avermelhada e é comum soltar-se em placas. Ela pode ser usada em aplicações externas, como postes, pontes, mourões, estacas, esteios, cruzetas, dormentes e defensas; em construção civil e naval, em vigamentos, caibros, ripas, tacos e tábuas para assoalhos. Além disso, também pode ser usada como marcos de portas e janelas, paredes divisórias, degraus de escadas, cabos de ferramentas e implementos agrícolas, carroceria e vagões de trem: em chapas decorativas e obras portuárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário