sexta-feira, 4 de abril de 2014

Bacalhau da Amazônia é destaque em concurso de gastronomia realizado pela Sepror e Abrasel.

FOTO - DIVULGAÇÃO
FOTO - DIVULGAÇÃO
O Bacalhau da Amazônia foi destaque no concurso de gastronomia promovido pelo Governo do Amaoznas, via Secretaria de Estado da Produção Rural do Amazonas (Sepror) e em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). O concurso aconteceu na noite de segunda-feira, 31 de março, na sede da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), no bairro Parque Dez, zona centro-sul de Manaus, com a participação de 18 restaurantes da capital e do interior. O grande vencedor do concurso foi o restaurante Tambaqui de Banda com o prato Arena da Amazônia.
Para o secretário de Produção Rural, Eron Bezerra, a ação é um marco no Estado e fortalece o setor. “Como sempre digo, não tenho nada por concluído, pois sempre há algo a ser feito e tudo está em transformação. Mas temos, hoje, um grande exemplo de sustentabilidade, a partir de um projeto e um produto regional, que tem uma cadeia produtiva consolidada”.
Na avaliação da secretária executiva da Sepror, Sônia Alfaia, o concurso deu aos chefs uma nova visão de sabor e agora, turista e amazonenses podem experimentar o Bacalhau da Amazônia, nestes 18 restaurantes. “O diferencial é que estas receitas foram incorporadas aos cardápios dos estabelecimentos e todos os chefs estão de parabéns, pois os pratos estão sofisticados e gostosos”.
A presidente da Abrasel, Janete Fernandes, defendeu que a ação valoriza os produtos regionais, em especial, o Bacalhau da Amazônia. “O concurso ainda recriou a gastronomia local, é traz um novo tempo para nossa querida Manaus”, disse.
 Vencedores – A grande vencedora foi a chef Elisangela Valle, do restaurante Tambaqui de Banda, com o prato Arena da Amazônia, que remontou o estádio que será palco de quatro jogos da Copa do Mundo em Manaus. Tendo como base o Bacalhau da Amazônia refogado a Chef incorporou ingredientes como creme de banana com arroz negro, fazendo analogia com o Encontro das Águas.
O segundo lugar ficou com o único restaurante do interior do Estado que participou do concurso. A chef premiada foi Débora Shornik, do restaurante Flor da Luar, de Novo Airão, com o prato Pirarucu Salgado da Amazônia à moda Flor do Luar. Em um único prato, a paulista reuniu munguzá salgado, folha de jambu, queijo coalho e Bacalhau da Amazônia grelhado.
A chef Marcia de Lay, do Najua restaurante, foi à terceira colocada no concurso gastronômico com o prato Bacalhau da Amazônia à moda caboquinho. A profissional uniu purê de mandioca com recheio do Bacalhau da Amazônia desfiado refogado e montado com queijo coalho e banana frita.
Os restaurantes destaques serão premiados com passagens para apresentar o prato no Palácio do Itamaraty, em Brasília, as Embaixadas dos países cujas seleções estarão jogando a Copa do Mundo, sediada no Brasil. O evento no Itamaraty deve ocorrer em abril.
 Jurados e personalidades – Entre os jurados estava o chef Paulo Marinho que se encantou com a criatividade dos produtos apresentados. “Experimentei o Bacalhau da Amazônia com o crocante da castanha do Brasil frita, com misturas de banana, folha do jambu. Isso enriquece nossa culinária”, disse.
O artista plástico Ruí Machado também prestigiou o evento e disse que o Bacalhau da Amazônia, nas mãos dos chefs locais deve ser conhecido por todo o mundo. O professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Neliton Marques, ressaltou a harmonia e suavidade do prato da chef Débora Shornik.
 Ativistas – Entre os convidados estavam os atores Christiane Torloni e Victor Fasano. “Apoio a ação, pois sabemos que espécies amazônicas devem ser preservadas. O fato de termos a cadeia do pirarucu e o produto do Bacalhau da Amazônia, serve como exemplo para protegermos outras espécies”, disse o ator.
Livro de Receitas – As receitas dos 18 restaurantes participantes estão reunidas no livro “Bacalhau da Amazônia: Receitas dos chefes”. Ao todo são 18 receitas inéditas criadas por chefs de restaurantes associados à Abrasel, sendo 14 pratos criados a partir do corte denominado lombo, dois de ventrecha e quatro utilizaram os dois cortes (ventrecha e lombo).
Participantes do concurso: Bodega da Vila, Brownnie.com, Buona Massa, Delícias Grill, Estória de Pescador, Flor do Luar, Happy Ice, Kilozito, Loppiano Pizzaria, Restaurante Naia do Hotel Holiday Inn, Najua Restaurante, Palazzolo, PHD da Gastronomia, Requinte Pães e Tortas, Shin Suzuran, Taboo Sushi & Dinning Club, Tambaqui de Banda e Zefinha Bistrô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário